Nhami: Receita Caseira de Churros com Chocolate Quente

Receita Churros com Chocolate quente

Churros. Quem já comeu um, sabe a delícia que é um churro bem quentinho. Com recheio de doce de leite, chocolate, goiabada e Nutella é a melhor coisa do mundo, não é mesmo? Falando nisso, que tal aprender a fazer churros caseiros de um jeito muito simples, rápido e prático para comer quando quiser?
 

Popular nos países da América Latina, os churros tem origem espanhola, mas segundo historiadores a fritar a massa foi criada pelos chineses. O fato é que com o passar do tempo, os churros ganharam destaque em diversos países como em Portugal, França e o Brasil, que teve a receita trazida por imigrantes na década de 50. Por aqui a receita de churros sofreu uma adaptação, e recebeu o típico recheio de doce de leite.
 

A origem dos churros é a rua, com carrinhos estacionados em praças e parques, nos food trucks que circulam a cidade ou nas feiras. Quem acha que fazer churros é algo difícil de fazer está enganado. A base de sua receita é a Pâte a choux (massa de bomba), um tipo de massa francesa feita com leite, manteiga, farinha e ovos incorporados ao final.
 

Confira os ingredientes do churros
 

3/4 xícara(s) de chá de água
2 1/2 colher(es) de sopa de óleo, para a massa
1 2/3 xícara(s) de chá de farinha de trigo
Açúcar e canela a gosto, para polvilhar
Óleo, o suficiente para fritar os churros
 

Confira os ingredientes do Chocolate

200 grama(s) de chocolate meio amargo
1/2 xícara(s) de chá de creme de leite fresco
1 colher(es) de sobremesa de café em pó solúvel
1 colher(es) de chá de conhaque
 

Modo de preparo | Churros
 

Em uma panela, aqueça a água e o óleo sem deixar ferver. Deixe o fogo baixo e junte a farinha, mexendo sempre para cozinhar a massa de maneira uniforme. Desligue o fogo quando a massa começar a se soltar do fundo da panela.
 

Polvilhe uma superfície com farinha de trigo para não deixar a massa grudar e coloque a massa na superfície enfarinhada para poder trabalhar melhor com ela.
 

Deixe esfriar um pouco e, com a ajuda de uma espátula, faça movimentos de fora para dentro, como se estivesse envelopando a massa. Acerte o ponto com mais farinha, caso seja necessário. Divida a massa em partes e faça cordões, corte em churros de aproximadamente 12cm cada.
 

Frite os churros em óleo bem quente. Retire as massinhas e deixe em papel absorvente para remover o excesso de gordura. Passe numa mistura de açúcar e canela.
 

Modo de preparo | Chocolate
 

Corte o chocolate em pedaços menores com a ponta de uma faca. Em uma tigela, coloque o chocolate, o creme de leite fresco, o café e o conhaque e leve ao banho-maria para derreter o chocolate. Tome cuidado para não deixar a água ferver.
 

Misture os ingredientes para começar a incorporar. Quando a mistura estiver bem cremosa, desligue. Sirva com os churros.
Fonte: Comidas e Bebidas Uol

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: