A história da música contada por gifs

Historia Musica Tumblr Music History in GIFS

O formato GIF não é nada novo, mas nos últimos anos foi “redescoberto” para ser usado como animação em sites de Cinemagraphs e blogs só de GIFs. O tumblr Music History in GIFS recriou os álbuns e cenas mais famosas do rock e do pop em versão 8 bits animada. Antes de vermos as animações, saiba o que é GIF:
 

GIF (Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como “formato para intercâmbio de gráficos”) é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações.
 

Agora, vejam alguns dos principais GIFs:
 

1964 – Beatles
 

Os Beatles se apresentaram no Ed Sullivan Show e levaram suas fãs à loucura.
 

1965 – Bob Dylan
 

Esta foi a primeira em vez em que Bob Dylan tocou instrumentos elétricos durante um show no Newport Folk Festival. Os fãs de música acústica não ficaram muito felizes com o que ouviram e acabaram vaiando o cantor.
 

1966 – Rolling Stones
 

Os Rolling Stones lançam o single “Paint It, Black”, que se tornou a primeira música nos Estados Unidos e no Reino Unido a contar com uma cítara entre os instrumentos.
 

1967 – The Who
 

A apresentação da banda The Who no programa The Smothers Brothers Comedy Hour terminou de maneira inusitada. Enquanto os músicos quebravam os instrumentos ao final de “My Generation”, o baterista Keith Moon teria acertado a cabeça do guitarrista Pete Townshend, que ficou tonto.
 

1969 – The Beatles
 

Quem não reconhece essa imagem da famosa Abbey Road? A rua, que deu nome ao álbum dos Beatles, também ganhou um GIF.
 

1970 – Black Sabbath
 

O Black Sabbath lança Paranoid.
 

1971 – Led Zeppelin
 

O quarto álbum lançado pela banda não recebeu um nome, mas sim quatro símbolos que estavam relacionados com ocultismo, magia, alquimia e histórias antigas.
 

1973 – David Bowie
 

Esse foi o ano em que David Bowie lançou o álbum “Aladdin Sane”, que seria uma sequência / evolução de “Ziggy Stardust”.
 

1974 – Ramones
 

Toda banda tem que começar por algum lugar, e a primeira apresentação dos Ramones ficou marcada na história da música.
 

1975 – Kiss
 

Com o lançamento do álbum “Alive!”, o Kiss alcançou um novo nível em suas apresentações, que passaram a reunir cada vez mais pessoas nos clubes por onde tocavam.
 

1977 – Pink Floyd
 

Este é o ano de lançamento do álbum “Animals”, do Pink Floyd. Além de usar a imagem de um porco inflável na capa do disco, o brinquedo sobrevoava o público durante os shows da turnê “In The Flesh” naquele mesmo ano.
 

1978 – Devo
 

1978.  Devo lança seu primeiro álbum “Are We Not Men? We are Devo!
 

1980 – The Cure
 

Ao lançar o álbum “Boys Don’t Cry” nos Estados Unidos, o The Cure mostrou suas influências de punk e pós-punk. A partir daí, a sonoridade da banda ajudou a disseminar o Gothic Rock.
 

1983 – Michael Jackson
 

Foi cantando “Billie Jean” no especial de 25 anos da gravadora Motown Records que o Rei do Pop executou o mais que famoso moonwalk pela primeira vez.
 

1989 – Madonna
 

Esse foi o ano em que Madonna lançou o álbum “Like a Prayer” e fez a polêmica apresentação no MTV Music Awards. Depois de três discos de sucesso, a cantora não deixou dúvidas de que tinha tudo para ser uma diva da música.
 

1991 – Nirvana
 

É claro que uma das capas mais famosas de todos os tempos não poderia faltar na história da música. “Nevermind” foi lançado no ápice do movimento Grunge e ficou marcado como um dos principais álbuns do rock.
 

1997 – Radiohead
 

O Radiohead lançou “OK Computer” – um dos álbuns mais bem avaliados de todos os tempos. Com uma série de clipes que vale a pena conferir, o grupo escolheu uma animação para o vídeo de “Paranoid Android”, em que um anjo leva o protagonista para jogar ping-pong.
 

2001 – The Strokes
 

Esse foi o ano que marcou o lançamento do álbum de estreia dos Strokes. Considerada “a salvação do rock”, a banda foi responsável por reviver o Garage Rock. Com uma produção simples e músicas que grudam na cabeça, o álbum fez grande sucesso.
 

2003 – The White Stripes
 

O White Stripes lançou o seu quarto CD, “Elephant”, em 2003 e colaborou com o sucesso do Garage Rock. Com um som cru e rasgado, a banda é conhecida por usar basicamente as cores branca e vermelha em seus figurinos e clipes.
 

2004 – The Flaming Lips
 

O Flaming Lips conseguiu atrair a atenção de todos com sua apresentação no Coachella. Wayne Coyne – vocalista e guitarrista da banda – entrou em uma bolha gigante e saiu rolando por cima do público enquanto as luzes do palco piscavam freneticamente.
 

2009 – Grizzly Bear
 

O Grizzly Bear é uma banda de rock alternativo que ganhou destaque nos últimos anos. Entre os pontos altos da carreira da banda está o clipe da música “Two Weeks” – do álbum Veckatimest – em que as cabeças dos integrantes vão entrando em curto-circuito e começam a soltar faíscas.
 

2012 – Psy
 

Quem, na face da Terra, conseguiu passar ileso por “Gangnam Style”? A música do coreano Psy subiu ao topo das paradas e conquistou a todos com sua coreografia inusitada e divertida.
 

Tem muito mais no site Music History in Gifs no Tumblr, incluindo Kanye West, LCD Soundsystem, The Flaming Lips, Madonna, The Strokes, Radiohead, Talking Heads, Devo…
 

DICA PRA LÁ DE CRIATIVA: Confira, em oferta ou promoção, INSTRUMENTOS MUSICAIS, CDS e DVDs de bandas e cantores.
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: