Sabia sobre a origem das “mãos chifradas” no rock com o “próprio inventor”: Ronnie James Dio

James-Ronnie-Dio_malocchio_chifres-rock (1)

Um gesto feito com as mãos introduzido por um único homem mudou a cara e a história do rock. Não sabe de quem estamos falando? Ronnie James Dio, um dos maiores ícones do rock de todos os tempos, foi o primeiro a utilizar “il malocchio”, gesto que acabou difundido como o maior e único símbolo verdadeiro do rock! \m/
 

James-Ronnie-Dio_malocchio_chifres-rock (5)

Quantas vezes em sua vida, durante um show, você levantou o braço com a palma da mão voltada para frente, fechou os dedos polegar, médio e anular deixando apenas o mindinho e o indicador estendidos? Meus parabéns, você também é um adepto ou adepta do “malocchio”!
 

Malocchio-Chifres-Rock (2)

O símbolo data da Idade Média e não tem nada a ver com demônios, satanismo nem nada parecido. “Il malocchio”, olho mau/ruim em italiano, era utilizado como forma de proteção contra o mau olhado. Ao invés de apontar os dedos para cima, apontava-se para frente num ângulo reto, de forma a “furar os olhos” dos mal intencionados e invejosos de plantão.
 

James-Ronnie-Dio_malocchio_chifres-rock (2)

No livro “Barulho Infernal”, o inesquecível vocalista do Black Sabbath e Rainbow dá sua explicação sobre o sinal: “Sou descendente de italianos, meus avós maternos e paternos vieram da Itália para os Estados Unidos, e eles tinham superstições. Quando eu era criança, andando de mão dada com a minha avó pela rua, eu a vi fazendo a mão chifrada pra alguém. Soube que esse sinal se chamava malocchio…”
 

James-Ronnie-Dio_malocchio_chifres-rock (3)

Significado da palavra malocchio, segundo o dicionário Michaelis:
 

malocchio
ma.loc.chio
sm mau-olhado, quebranto. vedere in malocchio não ver com bons olhos.
 

Malocchio-Chifres-Rock (1)

Em outro trecho do livro: “Eu inventei isso? Não. Mas aperfeiçoei para torná-lo importante? Sim, pois eu usava muito, especialmente com o Sabbath. Pelo fato de eu fazer muito esse gesto, ele acabou ficando associado mais a mim que a qualquer outra pessoa. Embora Gene Simmons, vocalista do Kiss, diga que foi ele quem inventou… Se bem que foi ele quem inventou a respiração e os calçados…”
 

James-Ronnie-Dio_malocchio_chifres-rock (4)

Ronnie James Dio é o nome artístico de Ronald James Padavona, falecido em 16 de maio de 2010. Dio é considerado umas das maiores vozes do Rock and Roll e do Heavy Metal, sendo admirado por um sem número de artistas de diversos estilos. Dio cantou no Elf, Rainbow, Black Sabbath, em seu projeto solo intitulado Dio, além de dezenas de participações em obras de diversos artistas. Fonte: Whiplash.net
 

YEAH: Livros, DVDs e CDs do BLACK SABBATH e INSTRUMENTOS MUSICAIS em oferta ou promoção.
 

Já que estamos falando de Dio, minha música preferida: Holy Diver, Ronnie James Dio
 


 

Yeah! \m/

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: