A mais tradicional e longa corrida do automobilismo mundial: 24 Horas de Le Mans

24 horas Le Mans 2015

Neste final de semana, nos dias 13 e 14 de junho, acontece a corrida mais tradicional (se não a mais importante) e de maior duração do mundo! Vai ser dada largada, no Circuit de la Sarthe, na França, as 24 Horas de Le Mans!
 

As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. É apontada como a maior corrida do planeta. A prova de resistência que dura 24 horas é disputada anualmente de 1923, no Circuit de la Sarthe, em França.
 

Para este ano, em sua 83ª edição, a prova contará com 56 carros e com 168 motoristas de 29 países diferentes. A França lidera com 30 pilotos, seguida da Inglaterra 28, Estados Unidos 18 e Alemanha 15. Serão 14 carros na classe LMP1, 19 na LMP2, 9 na GTE-PRO e 14 na GTE-AM.
 

O Brasil será representado pelos pilotos Lucas di Grassi com o Audi #8 na classe LMP1, Pipo Derani com o Ligier #28 da equipe G-Drive Racing na classe LMP2 e Fernando Rees com o Aston Martin #99 na GTE-PRO.
 

Lucas Di Grassi (esquerda) | Foto Pavan Fotografia

Lucas Di Grassi (esquerda) | Foto Pavan Fotografia

Pipo Dirani

Pipo Dirani

Fernando Rees com o fotógrafo Marcus Vinicius Pavan  | Foto Danilo Lio

Fernando Rees com o fotógrafo Marcus Vinicius Pavan | Foto Danilo Lio

As equipes que correm em Le Mans são divididas em 4 categorias, sendo duas de protótipos (LMP) e 2 de carros de Gran Turismo (GT). A diferença entre as classes LMP1 e LMP2 se dá que na primeira a motorização híbrida que pode ser utilizada por meio de motores elétricos além de conter equipes oficiais de fabricantes. A LMP2 é destina a equipes de clientes, aonde o piloto não é necessariamente um profissional.
 

Nas categorias GT (PRO e AM) os carros são idênticos, apenas com pequenas mudanças para deixar os modelos que correm na classe PRO mais rápidos. É nesta classe que estão equipes de fábrica e pilotos profissionais. Já entre os carros da classe AM se encontram gentleman drives e equipes que muitas vezes não podem bancar um piloto pago.
 

A Classe LMP1, reduto das equipes oficiais da Audi, Porsche, Toyota e Nissan, reúne o que há de mais moderno em termos de carros de corrida. Os sistemas híbridos em conjunto com motores a combustão dão aos carros potencias que chegam a 1000 cv. Audi, Porsche, Nissan e Toyota lutarão pela vitória entre os protótipos, bem como Ferrari, Corvette, Aston Martin e Porsche brigando entre os carros GT.
 

Nissan GT-R LM NISMO

Os treinos em Le Mans começam nesta quarta-feira, e as três sessões classificatórias acontecem entre quarta e quinta. A largada será às 10h (de Brasília) no sábado e chegada no domingo. [update 12/06] A largada e chegada será transmitida, com exclusividade, pelo canal Fox Sport (9h30 com o pre-race, largada é 10h e ficam no ar até 13h30. domingo a partir de 9h com o fim da disputa).
 

Confiram alguns dos carros das 24 Horas de Le Mans 2015:
 

24 horas Le Mans 2015 - Carros
full size image
 

Confira a lista de pilotos das 24 Horas de Le Mans 2015 e respectivas equipes:
 

24 horas Le Mans 2015 - Pilotos Drivers
 

Conheça um pouco sobre a história das 24 horas de Le Mans
 

Em 1920, o Automobile Club de l’Ouest pôs em obra a realização de uma competição cujo caráter contribuísse para a evolução do progresso técnico e favorecer o desenvolvimento do automóvel. Em 1922, o clube anuncia a criação de um novo tipo de competição na Sarthe, uma prova de resistência. Durante a prova, equipes de dois Pilotos por carro vão-se alternando dia e noite.
 

24 horas de Le Mans Ferrari

A primeira edição, com 33 concorrentes, desenrolou-se nos dias 26 e 27 de Maio de 1923 num circuito perto da cidade de Le Mans, no departamento da Sarthe. Hoje, as 24 Horas de Le Mans têm lugar cada ano em Junho. É a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos.
 

Sobre o circuito das 24 Horas de Le Mans
 

O circuito tem uma extensão de 13.650 metros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca (Maison Blanche) e, principalmente, a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto.
 

24 horas Le Mans - Circuit de la Sarthe (3)
full size image
 

Esta porção do circuito foi dividida em três trechos graças à instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns automóveis insuficientemente carregados aerodinamicamente, para poderem atingir uma maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar vôo nesse trecho. Agravava ainda o fato de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 km/h (o recorde estabelecido foi de 405 km/h por um WM-Peugeot em 1988), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ao rebentamento se não estivessem em boas condições. A situação era ainda pior visto que esse tipo de situação podia acontecer de noite e em meio a carros de GT, que rodam cerca de 100 a 150 km/h mais devagar.
 

24 horas Le Mans - Circuit de la Sarthe (2)
 

O recorde de vitórias individuais por piloto é detido pelo dinamarquês Tom Kristensen, com nove sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezesseis. O recorde da distância e a mais elevada velocidade média ao longo das 24 Horas pertencia desde 1971 ao Porsche 917K de Helmut Marko e Gijs Van Lennep, que percorreu 5.335 km à media de 222,304 km/h. Nessa altura o circuito não tinha chicanes. Tal recorde foi batido pelo O Audi R15 TDi em 2010, designado como carro #9, que completou um total de 397 voltas, cobrindo uma distância de 5.410,713km.
 

Tom Kristensen | Foto Pavan Fotografia

Tom Kristensen | Foto Pavan Fotografia

Os carros que correm nas 24 Horas de Le Mans estão divididos em quatro categorias:
 

LMP1 (Le Mans Protótipos 1)
LMP2 (Le Mans Protótipos 2)
LM GTE Pro (Gran Turismo Endurance – pilotos profissionais)
LM GTE Am (Gran Turismo Endurance – pilotos amadores com um profissional)
 

Últimos vencedores das 24 Horas de Le Mans
 

24 horas Le Mans - Pilotos vencedores
 

Pilotos que mais venceram nas 24 Horas de Le Mans
 

24 horas Le Mans - Pilotos mais venceram

Acompanhem a prova, ao vivo, pelo live timing das 24 Horas de Le Mans www.24h-lemans.com/live/en/ e Live stream 24 Le Mans
 

Vejam fotos incríveis de alguns carros, clicadas nas 6 horas Le Mans São Paulo, que participação nas 24 horas de Le Mans
 

Aproveitando o tema, confiram o espetacular vídeo do filme 24 Horas de Le Mans. Os fãs de automobilismo piram e aceleram! #vrummm
 

Filme 24 Horas de Le Mans (1)

Michael Delaney (Steve McQueen) é um piloto americano que retorna ao circuito de Le Mans, determinado a vencer depois de ter quase morrido em um acidente no ano anterior. Durante a corrida ele se sente atraído por Lisa Belgetti, que é a viúva do piloto que morreu no mesmo acidente — possivelmente causado pelo próprio Delaney.
 

Filme 24 Horas de Le Mans (2)

Filme 24 Horas de Le Mans (4)

A trama se desenrola entre os stints de Delaney, e é alternada por cenas reais da corrida de 1970. Ele “pilota” o Porsche 917K número 20, com a pintura clássica da Gulf Oil, que foi pilotado na corrida real por Jo Siffert e Brian Redman. As demais cenas de corrida foram filmadas com carros verdadeiros, caracterizados como os competidores, e encenaram a rivalidade principal do filme, entre o Porsche de Delaney e a Ferrari de Erich Stahler.
 

Filme 24 Horas de Le Mans (3)

Filme 24 Horas de Le Mans (5)

Enzo Ferrari declinou o convite da produção para ceder seus carros quando descobriu que o filme terminaria com a vitória da Porsche (quem não faria o mesmo?). A Ferrari 512 usada nas filmagens foi emprestada por Jacques Swaters, o representante da marca na Bélgica, e é um dos 25 exemplares construídos para homologação do carro de corrida.
 


 

VELOZ DICA: Super lista (em oferta ou promoção) de livros, miniaturas, filmes e outros produtos, relacionados à AUTOMOBILISMO e CARROS
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: