Saiba como surgiu a expressão advogado do diabo

Você sabe como surgiu a expressão advogado do diabo? Se você pensou no filme Advogado do Diabo, estrelado por Keanu Reeves, Al Pacino e Charlize Theron, esqueça!
 

Expressao Advogado do Diabo

Antigamente, durante o processo de canonização pela Igreja Católica, havia um Promotor da Fé (Latim Promotor Fidei), designado pela própria Igreja, cuja função era investigar o candidato à canonização, procurando lacunas e falhas no processo (por exemplo, inconsistência nas provas dos supostos milagres, etc). Por exercer essa função, o Promotor Fidei era popularmente conhecido como “Advogado do Diabo” (Latim advocatus diaboli).
 

O ofício de Advogado do Diabo foi estabelecido em 1587 e foi abolido pelo Papa João Paulo II em 1983. Isto causou uma subida dramática no número de indivíduos canonizados: cerca de 500 canonizados e mais de 1300 beatificados a partir desta data, enquanto apenas houvera 98 canonizações no período que vai de 1900 a 1983. Isto sugere que os Advogados do Diabo, de facto, reduziam o número de canonizações. Alguns pensam que terá sido um cargo útil para assegurar que tais procedimentos não ocorressem sem causa merecida, e que a santidade não era reconhecida com muita facilidade.
 

Hoje em dia o termo tem vindo a designar uma pessoa que defende a favor um cliente ou ponto de vista que não acredita e/ou não há defesa, mas que o simplesmente faz. Este processo pode vir a ser utilizado para testar a qualidade do argumento e identificar erros na sua estrutura. Também designa aquele que defende pontos de vista que aparentemente são indefensáveis.
 

Aproveitando o tema, o filme Advogado do diabo, lançado em 1997, é utilizado o significado literal da expressão, através da história de um jovem advogado que representa em tribunal o próprio diabo (disfarçado de advogado bem sucedido).
 

Sinopse filme Advogado do Diabo: Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.
 

Se você ainda não viu o filme, assista. Veja o trailer Advogado do Diabo abaixo:
 


 

Para fechar o artigo, ouçam e vejam o vídeo muuuuuuuuuito louco da música Sympathy for the Devil com os Rolling Stones:
 


 

DICA PRA LÁ DE CRIATIVA: Para comprar o filme Advogado, em uma condição especial, clique aqui. Outros produtos com o tema “diabo”, clique aqui
 

😈

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: