Como preparar / fazer soro caseiro (receita simples e fácil)

receita-como-fazer-soro-caseiro

O soro caseiro é um “santo” remédio contra a desidratação provocada pela diarreia e vômito, usada desde a época da vovó, com grande eficácia. Sua função, administrado por via oral, é a de reposição de água e sais minerais pelo organismo. O soro deve ser tomado à vontade, cada 20 minutos, e após cada evacuação líquida se houver diarreia.
 

Os principais sintomas da desidratação por diarreia são boca seca, olho seco e choro sem lágrima. Já a desidratação por calor, causa boca seca e olho mais fundo. O soro deve ser ministrado apenas para prevenir a desidratação ou quando ocorrerem os sintomas iniciais. Em casos mais graves o paciente deve ser encaminhado imediatamente a um médico.
 

O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.
 

Atenção 1: Um erro na medida de sal e açúcar pode provocar convulsão numa criança desidratada. Para tanto, a UNICEF recomenda a utilização de uma colher-padrão para a preparação do soro.
 

Confira abaixo, uma receita simples e fácil, como fazer o soro caseiro em casa.
 

Ingredientes soro caseiro:
 

– 1 litro de água filtrada ou fervida;
– 2 colheres (sopa) rasas de açúcar;
– 1 colher (café) rasa de sal.
 
ou
 

– 20g de açúcar branco;
– 3.5g de sal;
– 1 litro de água filtrada ou fervida.
 
ou
 

– 1 medida rasa de açúcar, do lado maior da colher padrão;
– 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão;
– 200ml de água filtrada ou fervida.
 

A colher padrão é fornecida em qualquer posto de saúde ou na farmácia popular, gratuitamente.
 

Modo de preparo soro caseiro:
 

Misture todos os ingredientes e beba várias vezes ao dia. A durabilidade desse soro caseiro é de, no máximo, 24 horas e a quantidade que se deve beber é a equivalente à água perdida através do vômito ou diarreia.
 

Atenção 2: Ao provar o soro fisiológico caseiro, este não deve ser mais salgado que uma lágrima, por exemplo.
 

Dica extra: Isotônicos, como Gatorade, e Coca-Cola ajudam também reidratar em alguns casos. De qualquer forma, consulte um especialista (médico) ou vá em Posto Médico no caso de aparecimento de algum sintoma de desidratação.

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: