Saiba tudo sobre Fotografia Digital – Dicionário (glossário)

dicionario-glossario-fotografia-digital

Uma das grandes dificuldades da fotografia digital são seus termos técnicos. Não só pela sua complexidade e entendimento, mas porque são termos em inglês, como firewire, gigabyte, pixel, etc. Convenhamos que você não precisa conhecer todos os termos da fotografia digital para clicar melhor. Mas que podem ajuda, ajuda!
 

Veja alguns dos principais e mais importantes termos e expressões do mundo da fotografia digital.
 

Abertura: termo relacionado à quantidade de luz que entra na câmera pelo obturador. Medida em números de abertura (f-stops); quanto menor for o número de f-stops, mais luz é permitida.
 
Bracketing: truque empregado pelos fotógrafos para assegurar exposição adequada sem um medidor ou para garantir exposição mais precisa ao utilizar um medidor. O fotógrafo bate uma série de imagens, uma com a exposição medida ou estimada, a seguinte com exposição um pouco maior e outra com exposição um pouco menor.
 
Compactação: termo genérico para descrever um dos vários processos que removem dados ou detalhes de uma imagem para diminuir seu tamanho geral.
 
Dpi: dots per inch (pontos por polegada); padrão de medida da resolução de imagens. Quanto mais alto o DPI, maior será a resolução.
 
Exposição: luz permitida no corpo da câmera durante um período específico. Na câmera digital, a luz incide sobre fotorreceptores que convertem vários níveis de luz em corrente elétrica.
 
FireWire (IEEE 1394): desenvolvida pela Apple Computer, uma interface baseada no padrão IEEE 1394 que permite fácil conexão de um tipo de dispositivo eletrônico a outro. Ela compartilha a maioria dos recursos do padrão USB, mas transfere dados com rapidez muito superior.
 
Gigabyte (GB): unidade de dados igual a 1.024 megabytes.
 
Interpolação: utilizada por algumas câmeras digitais, a interpolação é um método para aumentar o tamanho de uma imagem digital.
 
JPEG: Joint Photographic Experts Group (grupo conjunto de especialistas em fotografia); o formato mais comum de compactação de imagens utilizado pelas câmeras digitais.
 
Kilobyte (Kb): unidade de dados igual a 1.024 bytes.
 
LCD: o visor de cristal líquido (liquid crystal display) é uma das tecnologias mais utilizadas em câmeras digitais para exibir e visualizar fotos digitais.
 
Memória CompactFlash: baseada nas especificações para cartões de PC PCMCIA (Personal Computer Memory Card International Association – Associação internacional de cartões de memória para computadores pessoais), os cartões CompactFlash medem 43 por 36 mm e sua capacidade de armazenamento chega a 1 GB.
 
Obturador: dispositivo na parte frontal da câmera que é aberto ao ser pressionado o botão de liberação do obturador. Permite uma quantidade específica de luz no corpo da câmera durante determinado período.
 
Paralaxe: erro de foco que ocorre em um telêmetro óptico comum em faixas extremamente próximas; é causado pela discrepância entre o viewfinder óptico e a lente da câmera.
 
RAM: Random access memory (memória de acesso aleatório); a memória RAM do computador armazena os dados necessários à execução de programas.
 
SDRAM: synchronous dynamic random access memory (memória de acesso aleatório dinâmico síncrono); geralmente utilizada em câmeras digitais e outros dispositivos de computação. A SDRAM é um tipo relativamente novo de memória cujo processamento utiliza velocidade em freqüências superiores às da memória tradicional.
 
TIFF: tagged image file format (formato de arquivo de imagem com tags); formato de imagem popular entre usuários de Apple Macintosh, artistas gráficos e mercado editorial.
 
USB: Universal Serial Bus (Barramento serial universal); interface popular para conexão de todos os tipos de dispositivos externos, incluindo câmeras digitais, à maioria dos computadores PC e Apple Macintosh. O dispositivo USB pode ser conectado e utilizado sem reiniciar o computador.
 
Velocidade do obturador: quantidade de tempo em que o obturador da câmera permanece aberto para permitir luz.
 
Zoom digital: recurso que amplia o objeto na imagem para preencher uma parte maior do quadro; usar o zoom digital reduz a resolução da imagem.
 

Para ver o dicionário completo sobre fotografia digital, clique aqui

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: