Enem 2013 | Edital, inscrições, provas e demais informações

inscricoes-enem-2013

O Inep, autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem, divulgou as regras para a próxima edição da avaliação. Veja quais são as principais mudanças do Enem 2013, inscrições, faça o download do edital do Enem 2013 e demais informações sobre a prova.
 

Neste ano, a prova será realizada em 1.632 municípios brasileiros, totalizando 15.000 locais de aplicação.
 

Principais mudanças do Enem 2013
 

– Todas as alterações são relativas à redação, que ano após ano é alvo de queixas tanto de especialistas como de participantes da prova. Neste ano, candidatos que tentarem debochar da banca examinadora – a exemplos daqueles que enxertaram seu textos com receita de macarrão instantâneo e hino do Palmeiras – receberão zero.
– A rigidez apresentada no edital de 2013 será estendida aos avaliadores das provas.
 

O MEC agora vai exigir uma justificativa dos corretores para aceitar que uma redação contendo erro de português receba a nota máxima. O ministério ainda diminuiu a discrepância máxima aceita entre os dois corretores.
 

Inscrição Enem 2013
 

As inscrições para o Enem serão abertas dia 13/05 e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. Ela poderá ser paga via boleto até 29 de maio. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 29.
 

A isenção do pagamento da taxa do Enem 2013 pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
 

Documentos necessários para fazer a inscrição do Enem 2013
 

– Número de Cadastro de Pessoa Física (CPF);
– Número do documento de identidade (RG).
 

Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Neste ano, também serão oferecidas duas opções de tamanho de letra da prova.
 

Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
 

As provas
 

As provas do Enem 2013 serão realizadas dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h.
 

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
 

O candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
 

Antes de iniciar as provas o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá comunicar ao aplicador de sua sala.
 

O que não pode no Enem 2013
 

O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
 

Faça o download do Edital do Enem 2013 clicando aqui
 

Os resultados do Enem 2013
 

Os gabaritos do Enem 2013 serão divulgados no site do www.inep.gov.br/enem até 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data que ainda será divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: