Aviso e conselho: cuidados ao formatar o HD e instalar o sistema operacional

Amigos criativos, preciso contar para vocês um grande e sério problema que passei semanas atrás, que pode servir como um aviso para quem tem um computador, notebook ou um Apple. Aliás, mais que um aviso. Um conselho pra lá de criativo!

 

Tenho como hábito, a cada ano, formatar e instalar o sistema operação na minha máquina para deixá-la mais rápida. Ao desinstalar alguns programas, alguns arquivos ficam “perdidos” no HD, fora os rastros no registro da máquina. Com o tempo, além de ocupar espaço no HD, eles podem utilizar a memória cache sem necessidade, tornando a máquina lenta. Ainda temos os vírus ou malwares que não são detectados e excluídos pelo anti-vírus.

 

Como o procedimento de formatação e instalação de sistema é “delicado” e um pouco complexo, requer uma atenção muito grande até para quem está cansado de fazer. É preciso, antes de iniciar a operação, copiar e fazer backup dos dados (sites favoritos, agenda de contatos e demais informações) para outra partição do HD ou para outra mídia. Como tenho dois HDs, um com o sistema operacional e outro com os dados, o processo seria simples. Feito isso, já poderia formatar o HD!

 

Para instalar novamente o sistema operacional e formatar, alterei a configuração de boot para o cd de instalação entrar em ação. Após reinicialização da máquina, selecionei a formatação mais demorada do HD e fui fazer outras coisas já que o processo é automático. Finalizada esta etapa, alterei novamente a configuração de boot para instalar todos os programas que utilizo. Contudo, ao entrar no HD de dados e transferir alguns arquivos para o HD do sistema, não encontrei nenhum! Todos meus arquivos como documentos, planilhas, fotos, vídeos e músicas desapareceram! Entrei num desespero gigantesco, afinal, são anos e anos de trabalho, fora o valor de cada dado perdido!

 

Ao analisar com mais de calma, vi que o sistema operacional foi instalado no HD de dados e não no HD do sistema. Se fosse só a instalação, tudo bem. Porém, eu tinha formatado o HD também! Só para vocês entenderem, formatando um HD, você apaga os arquivos anteriores gravados nos clusters e “ganha” espaço para novos arquivos. Gravando novos arquivos, você perde os arquivos antigos para sempre! Resumindo o calvário que fui obrigado a percorrer, consegui recuperar parte dos meus arquivos. Porém, perdi muitos arquivos importantes.

 

Mais irônico é, por estar careca de saber o quanto é importante ter backup dos dados e por mais avisar os usuários “básicos” da sua importância, o bonitão aqui dançou de verde e amarelo. Sabe quando você precisa comprar outro HD e fica enrolando? Pois é! Se tivesse feito a cópia dos dados e/ou feito backup, isso nunca teria acontecido!

 

Após pesquisar na internet e conversar com alguns amigos, hojetenho um novo HD! De alto desempenho, ótima capacidade de armazenamento de dados e de uma marca de excelente reputação no mercado: um HD Go Flex Desk da Seagate de 1TB. Agora estou mais tranquilo com meus arquivos! \o/

 

HD Seagate Go Flex Desk

O HD Go Flex Desk da Seagate oferece alta capacidade de armazenamento e backup automático e contínuo com criptografia para todos os seus. Vem com um adaptador USB 3.0 ou USB 2.0 incluído, o que facilita a conexão ao seu PC ou Mac® e exibe a capacidade de armazenamento disponível da unidade. O meu novo HD inclui uma interface USB 3.0 que oferece taxas de transferência de dados até 10x mais rápidas em comparação com as interfaces USB 2.0.

 

Mais informações, acessem www.seagatebrasil.com.br

 

Moral da história: mesmo que você, caro internauta criativo, não saiba formatar e instalar sistemas operacionais, você pode perder seus arquivos (fotos, músicas, vídeos e outros dados) de uma hora para outra sem querer. Portanto, tenha um HD confiável hoje mesmo. Eu só uso e recomendo HDs Seagate!

 

Obs.: Este post parece um publieditorial, mas não é. Eu realmente tive problemas e só Bill Gates Deus sabe o que passei.

 

PS.: Quero agradecer ao amigo Alexandre Wittboltd por ter emprestado um HD e ao mestre dos teclados Rodrigo Inexistent Man por ter ajudado a recuperar os arquivos!

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: