Qual é a distância, em anos-luz, entre um buraco negro e a Terra?

Buraco Negro - Black Hole

Definição de Buraco Negro: De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz, podem escapar. Este é o resultado da deformação do espaço-tempo causada por uma matéria altamente massiva e compacta.

Um buraco negro é limitado pela superfície denominada horizonte de eventos, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar. O adjetivo negro em buraco negro se deve ao fato deste não refletir a nenhuma parte da luz que atinja seu horizonte de eventos, atuando assim, como se fosse um corpo negro perfeito em termodinâmica.

Apesar de os buracos negros serem praticamente invisíveis, estes podem ser detectados por meio de sua interação com a matéria em sua vizinhança. Um buraco negro pode, por exemplo, ser localizado por meio da observação do movimento de estrelas em uma dada região do espaço. via

A distância entre um buraco-negro e a Terra, acredita-se que a maioria das galáxias possuem um buraco negro em seu núcleo. Assim, é provável que a nossa galáxia também tenha um.

Segundo um doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, a distância entre o centro da galáxia onde estamos até o planeta Terra é de, aproximadamente, 30 mil anos-luz.

No entanto, a teoria prevê que existam buracos negros em sistemas binários. Estes sistemas estão mais perto de nós do que o centro da nossa galáxia. Mas ainda não foi confirmada a existência de nenhum sistema que realmente contenha um buraco negro. (Livro dos Curiosos)



Está curioso sobre alguma coisa? Diga-nos nos comentários que a gente publica!

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: