O que os criativos devem saber

Criatividade é um dom que poucas pessoas tem. Diferente que muitos pensam, não é fácil ter grandes sacadas – na verdade, os “criativos” só estão dando novo formato e cara a algo que já existe. O problema de nos julgarmos criativos, é que geramos uma cobrança que nos obriga a ter idéias geniais o tempo todo. Na verdade, existem alguns exercícios mentais que nos ajudam a pensar “fora da caixa” e ser criativos.

O designer Jamie Wieck criou o site The 50 com informações para os que se julgam criativos. Sendo criativo ou não, é bom dar uma olhadinha.

criativos devem saber (1)
– Você não é o primeiro: atualmente, há poucos “primeiros”. Outros estúdios, freelancers e estagiários já começaram essa ideia.

criativos devem saber (2)
– Tem sempre alguém melhor: não importa quão bom você seja, tem sempre alguém melhor. É surpreendente o tempo que você irá gastar se ficar preocupado com isso.

criativos devem saber (3)
– É importante ter metas: se você não sabe quais são suas metas, como irá atingí-las?

criativos devem saber (4)
– Goste-se: sua autoimagem é seu principal ponto positivo. Tenha uma imagem boa de si mesmo e enxergue-se como a pessoa que gostaria de ser.

criativos devem saber (5)
– Não abandone seu portfólio: nunca pare de editá-lo. Ninguém procura por quantidade, mas por qualidade.

criativos devem saber (6)
– Ouça seus instintos: se seu trabalho não te anima, não irá animar ninguém. É muito difícil se apaixonar por um trabalho medíocre.

criativos devem saber (7)
– Pergunte: mesmo quando você acha que sabe as respostas. Você irá se surpreender com o quão pouco você sabe.

criativos devem saber (8)
– Procure oportunidades: se você não pedir para participar de exposições, debates, pitchs e revistas, dificilmente será convidado.

criativos devem saber (9)
– Não fique bêbados em eventos do trabalho: Tomar umas e outras para socializar tudo bem, mas cuidado para não perder a linha e com isso, a dignidade.

criativos devem saber (10)
– Não assine sem ler: não assine nenhum contrato sem antes lê-lo por completo e também não aceite nenhum trabalho sem contrato.

criativos devem saber (11)
– Novas ideias são estúpidas: novas ideias quase sempre são concebidas fora de contexto, o que as faz parecer estúpidas e impossível de realizá-las.

criativos devem saber (12)
– Não se leve tão a sério: Leve seu trabalho e business com seriedade, mas não faça isso com si mesmo. via

Siga meus passos no Twitter: @CGalochas

Veja fotógrafo de ambientes
Visite os blogs Notícias sobre Fotografia, Speed Racer e Pica Pau


Post originalmente escrito no Criativo de Galochas
Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: