Festival de Publicidade de Cannes 2011

Festival de Publicidade de Cannes 2011

“O lado bom de Cannes é ver tudo o que acontece no mundo da criação concentrado ali em dez dias.” Marcelo Cerpa, agência AlmapBBDO.

Começamos nosso post com as palavras do sócio e diretor de criação de uma das maiores agência do Brasil e do mundo. Isso é Cannes! O maior festival internacional de criatividade, há 58 anos, reúne os maiores criativos do mundo para troca de experiências, vivências e o mais importante do festival: a premiação! Esse ano está acontecendo desde ontem, domingo (19) e vai até o dia 25 de junho.

Tradicionalmente, começou com uma única categoria (Filmes), até que no início da década de 90 começaram a surgir novas categorias, hoje sendo mais de dez. O Festival de Publicidade de Cannes evoluiu e agora atrai produtoras, prestadores de serviços e lideranças empresariais, todos na busca incessante das melhores idéias para vender seu produtos/serviços.

Em suma, o Festival de Publicidade de Cannes representa muito do que se pensa. A história da comunicação está ali, contada em cada case. Abaixo um resumo do que já aconteceu esse ano:

– Brasil terá dois Leões em Promo: um de Prata e outro de Bronze. Ambos para Ogilvy. Prata para Drunk Valet / Bar Aurora, e Bronze para Parental Control, da Band Sports.
– Na categoria Radio, o Brasil deve emplacar perto de 15 peças no shortlist.
– Em PR, o Brasil deve conquistar 2 Leões: um para case da FCB Comunicações para o Governo do Rio de Janeiro (Social Peace) e outro para DontRyThis / SkankPlay, da banda Skank.

Veja o vídeo de um dos Leões que a agência Ogilvy irá levar em Promo, com a ação Drunk Valet:




[update 21/06/2011]

Estamos ainda no terceiro dia de festival e o Brasil já está com 13 Leões garantidos! São dois de Ouro, quatro de Prata e sete de Bronze. As categorias Promo, Direct, PR e Rádio foram as que garantiram esses troféus. A agência Ogilvy está no topo das agências brasileiras. Ela já faturou 6 prêmios.


Aproveitando que estamos atualizando as notícias de Cannes, vamos dar destaque nesse post para a banda Skank, que ganhou Leão de Ouro. Isso mesmo! A plataforma interativa SkankPlay, desenvolvida pelo coletivo DonTryThis com o produtor musical Dudu Marote, foi a vencedora do Leão de Ouro no Cannes Lions na categoria PR.

SkankPlay

Esta é a primeira vez que uma banda brasileira ganha o Leão de Ouro em Cannes e também a primeira vez que um projeto brasileiro ganha o prêmio na categoria de Public Relations. O projeto permite que qualquer pessoa, toque virtualmente com os integrantes de banda.


[update 27/06/2011]

Foram dias intensos de muitos filmes, cartazes, vídeos, aclamações, felicidades e principalmente inspirações. Cannes antes de qualquer coisa é um aprendizado para as pessoas que trabalham na área de comunicação. O festival há anos trás muita história pra contar, muita idéia simples (mas genial) para ser vista e principalmente o momento de conhecer os verdadeiros magos da criação publicitária!

Falando de Brasil, o país bateu recorde, mais uma vez, levando 68 Leões na bagagem. A imagem do país se fortaleceu com esse novo recorde. Mas o maior destaque ficou na área de mídia impressa, com um total de 20 Leões.

Mais uma vez a agência Almap/BBDO foi o grande destaque do ano. Levando 14 Leões esse ano (um a menos que no ano anterior), a agência ganha o prêmio com a ajuda de grandes campanhas desenvolvidas. A conclusão é de que a cada ano, Cannes Lions é um festival realmente não somente de publicidade, mas de criatividade!!!

Abaixo alguns premiados na categoria Press:

“Dog” para a Bayer
Festival de Publicidade de Cannes 2011 - Bayer

“Jimi Hendrix” para a Billboard
Festival de Publicidade de Cannes 2011 - JH

“Ages” para Olay
Festival de Publicidade de Cannes 2011 - Caras


Post gentilmente escrito por @prisaldanha do Mkt 3 Ponto Zero


[update 21/07/2011]


A organizaçao do Festival de Cannes retirou 2 Leões da Moma por peças criadas para a KIA – 1 Leão de Prata na categoria Press e outro de Bronze em Outdoor. Segundo o CEO do festival, Philip Thomas, a agência não ofereceu provas de que os anúncios foram veiculados. Ainda como penalização, os envolvidos com os scams nao poderão inscrever qualquer trabalho na ediçao 2012 do festival. via


O Festival de Publicidade de Cannes 2011 é isso. Pra lá de criativo!

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: