Saiba como denunciar spam

Como denunciar spam

Spam é o nome dado para as mensagens eletrônicas, e-mails, recados em mídias sociais (orkut, facebook e outros) ou mensagens no celular, que são enviadas aos usuários sem o seu consentimento.

Em outras palavras, spam é um lixo eletrônico, utilizado principalmente para fazer propagandas e em casos mais graves, enviar pornografia, vírus ou pior ainda, roubar suas informações de sua conta corrente, por exemplo.

Uma das medidas que os usuários podem ajudar no combate ao spam é denunciá-los. A tarefa não é das mais complicadas: basta obter o cabeçalho da mensagem indesejada, mais conhecido como o remetente, e enviar para a rede ou provedor de origem.

Resumidamente, faz-se o seguinte para denunciar spam:

• Responder o email de spam, incluindo o conteúdo original e o cabeçalho de e-mail na mensagem;
• No campo ‘Para:’ digitar o endereço mail-abuse@cert.br;
• Buscar o(s) responsável(eis) pelo domínio no site http://registro.br, pela função whois do próprio site. Para isso é necessário que o spammer tenha enviado o site de propaganda;
• Colocar o email do responsável pela rede no campo ‘CC:’, encontrado pelo site registro.br;
• Enviar o email.

A denúncia de spam, seja por emails de distribuição em massa ou sites de relacionamento, pode ser feita através do site http://registro.br . Este fornece um link para o site http://antispam.br, que explica detalhadamente as formas de se denunciar um spam.

Esses passos são básicos para denunciar spam no Brasil.

Denunciar spam

Para evitar cair nas garras do spammers, veja algumas dicas:

1° Nunca responda spams, se você fizer isso estará apenas confirmando a existência do seu e-mail, desta forma será alvo certo de lixo eletrônico.

2° Se você costuma se cadastrar em serviços online, evite cadastrar seu e-mail pessoal, crie uma conta alternativa só para este tipo de acesso.

3° Não clique em nenhum link enviado pelos spammers. Tome cuidado com principalmente com mensagens do tipo: “Seu CPF está bloqueado, clique aqui para regularizar sua situação”, ou ainda, “Fulano enviou um cartão para você, clique aqui para ler o seu cartão”. Eles usam esta tática para enviar vírus aos usuários, spywares ou pior, roubarem seus dados financeiros ou pessoais.

4° Preserve seu e-mail. Evite fornecê-lo em chats ou sites suspeitos, pois em sua grande maioria são uma armadilha para obter e-mails de possíveis alvos de spams.

5° Use “Cópia Oculta” ao enviar e-mails a muitos contatos. Esta é uma maneira de evitar que seu e-mail circule pela rede caso seu destinatário encaminhe a mensagem que você enviou.

6° Utilize um bom programa anti-spam, isso diminuirá a quantidade de lixo na sua caixa de e-mails e a probabilidade de ser pego desprevenido. Alguns programas que podem ajudar: Mozilla Thunderbird, SPAMfighter, ESET Smart Security entre outros.

7° Como os spammers rastreiam tudo o que é escrito depois do símbolo @, alguns truques podem ajudar a tornar mais difícil a captura do seu endereço eletrônico. Você pode, por exemplo, escrever seu e-mail por extenso, seuemailarrobagmailpontocom, ou ainda colocar uma imagem com o endereço ao invés de texto.

Agora que você já sabe como denunciar spam, mãos à obra!

Fontes: +, + e +

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:
  • xistosa – josé torres

    O pior spam são as latas vazias de cerveja.
    Mas as garrafas vazias de whisky também são um problema.
    Como tudo na vida. O que é novo, é novo e todos querem, o que é velho, é velho e ninguém aceita.
    Já tinha saudades de vir a esta casa. Tenho tido alguns problemas e o tempo é curto. 24 horas não chegam para um dia cheio…
    Vou regressar breve.
    Um abração deste lado do mar.

    • Xistosa, esta casa está sempre de portas abertas para você! Abração

  • Flavio

    Muito interessante esta postagem! A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.

    Conheça também o novo agregador Super Links.

  • Osmarbuenodiasjnior

    e mesmo esse é meu tio na realidade ele eo melhor 😀