Saiba mais sobre direção defensiva

Direção DefensivaQuer saber mais sobre Direção defensiva? Direção defensiva é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as conseqüências dos acidentes de trânsito.


Baseado na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana relacionada ou a negligência, ou imprudência, ou imperícia, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes.


Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos:


Conhecimento

As leis de trânsito; O veículo e equipamentos de transporte; As condições adversas que podem ser encontradas durante a condução.


Atenção

O princípio da atenção implica que o condutor do veículo esteja atento e em permanente alerta a uma série de elementos que possam vir a interferir, seja no sentido de prevenir acidentes, no caso da sinalização, seja no sentido de criar situações de perigo, no caso de outros motoristas, pedestres, ciclistas, animais, além de todas as condições adversas.


Previsão

A previsão implica que o condutor anteveja situações, preparando-se antecipadamente para agir caso estas venham a se consumar, de maneira que não seja tomado de surpresa.


Habilidade

Habilidade é a destreza necessária que um condutor treinado adquire para conduzir seu veículo corretamente, capacitando-se a executar as manobras necessárias assim como a evitar colocar-se a si ou a terceiros em situação de risco.


Ação

É estar pronto para fazer qualquer manobra perigosa ou não. E também estar preparado para dirigir defensivamente evitando acidentes, mortes e ferimentos.


No Brasil, a resolução 168/04, de 2004, exige que todo motorista passe pelo curso de Direção defensiva, seja ao obter ou ao renovar sua habilitação. via


RECOMENDO: Faça o download do Manual Básico de Segurança no Trânsito

CG: Em outras palavras, acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar! Você é o responsável! Portanto, dirija com cuidado e atenção! Direção defensiva pode salvar sua vida!


Siga meus passos no Twitter: @CGalochas

Veja fotos de esporte a motor (Fórmulas, FIA WEC, Stock Car e outras categorias)

Confira Notícias sobre Fotografia, Speed Racer e Pica Pau

Post originalmente escrito no Criativo de Galochas

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:
  • T3

    Olá,
    Direção defensiva e respeitar as leis de transito é o que está faltando no Brasil!
    Grande Abraço e muito sucesso com seu blog;
    T3

    (Propaganda não é permitido)

  • Ptsqui

    Olá, muito bom o post. Sou especialista em direção segura e dificilmente ouço falar sobre o assunto fora do meu ambiente de trabalho.
    Uma coisa que faltou aí que tenho que trabalhar muito é a parte da conscientização e toda a parte de cidadania, pois é o principal que falta nas pessoas.

    O termo direção defensiva tem caído em desuso na américa latina, agora aqui usa-se o termo direção segura.

  • É uma pena que a direção defensiva é traduzida como agressiva . Infelizmente , a teoria ficou na auto-escola e os veículos são conduzidos de acordo com o humor dos seus condutores..
    Mesmo assim , boa informação é sempre bem-vinda !

    • Patrícia, hey de concordar com você. A escola faz o papel dela e o “aluno”, nem sempre.
      =/