Do fundo do baú: Esquadrão Classe A (A-Team)

Esquadrão Classe A - Team A


The A-Team, mais conhecida no Brasil por “Esquadrão Classe A“, foi uma série de televisão exibida originalmente pela rede de televisão NBC, entre os anos de 1983 e 1987, sobre um grupo fictício de ex-comandos do Exército dos Estados Unidos que atuavam como mercenários, utilizando práticas comuns da Guerra do Vietnã.


Esquadrão Classe A - Team A


O termo “A-Team” refere-se à designação das subunidades básicas das Forças Especiais do Exército dos EUA (conhecidas como os “Boinas Verdes”), a que, supostamente, as personagens da série teriam pertencido. A tradução de “A-Team” para “Esquadrão Classe A” ignora a significação original do nome da série, passando o “A” a significar algo como “primeira classe” ou “classe superior”.


Esquadrão Classe A - Team A


No Brasil, a série foi exibida às sextas à noite no SBT entre 1984-1986, sendo uma das séries mais populares da década de 1980. Muito tempo após o final da série, ela foi exibida nas tardes da Sessão Aventura na Rede Globo de abril de 1991 a dezembro de 1992.


Esquadrão Classe A - Team A


SOBRE A SÉRIE


No final da Guerra do Vietnã, o esquadrão comandado pelo coronel John “Hannibal” Smith é acusado injustamente de um assalto ao Banco de Hanói. Crime, que, embora tenham cometido, fora encomendado por seus superiores. Com a morte de seus superiores na base no Vietnã, eles não puderam provar sua inocência. Condenados, eles escapam de uma penitenciária de segurança máxima e permanecem foragidos nos subúrbios Los Angeles, ganhando a vida como Soldados da Fortuna.


Esquadrão Classe A - Team A


A partir de então, passam a ser perseguidos pelo Coronel Lynch, e logo depois, pelo Coronel Decker, aplicando vários golpes e fazendo ambos de palhaços para conseguir escapar.


Esquadrão Classe A - Team A


Pessoas que precisam de operações especiais (proteção, resgate, provar inocência, capturar policiais corruptos, etc) e querem contratá-los são indicadas a procurar um velhinho em uma lavanderia (Hannibal disfarçado), que analisa o caso e marca o encontro com o Esquadrão A.


Esquadrão Classe A - Team A

Missão por missão, cada membro do grupo tem sua função específica, que se articulam para realizar os planos malucos do Coronel Hannibal.


Esquadrão Classe A - Team A


Daí em diante, eles apagam o B. A. para voarem, provocam os adversários, infiltram escutas, constroem veículos e equipamentos extraordinários, disfarçam-se e envolvem-se em grandes confusões. E tudo isso fugindo das perseguições comandadas pelos coronéis Lynch e Decker.


Trailer da série Esquadrão Classe A (A-Team)


 


ATORES


George Peppard – Coronel John “Hannibal” Smith
Dirk Benedict – Tenente Templeton “Faceman” Peck / Cara-de-Pau
Mr. T – Sargento Bosco Albert “Bad Attitude” Baracus / B.A. Baracus
Dwight Schultz – Capitão H.M. “Howling Mad” Murdock
Melinda Culea – Amy Amanda “Triple A” Allen
Marla Heasley – Tawnia Baker
Robert Vaughn – General Hunt Stockwell
Eddie Velez – Frankie “Dishpan” Santana


PERSONAGENS


Esquadrão Classe A - Team A - HannibalCoronel John Hannibal Smith – O comandante do Esquadrão Classe A. Estrategista brilhante, consegue infriltrar-se e sair de qualquer lugar. Adora charutos. Também é o encarregado dos contratos. Conhecido por sua sede de ação, nunca tem sossego. Ganha a vida como ator figurante, que faz bicos e pequenas aparições (sempre disfarçado de monstros ou velhinhas). Seu papel no grupo é se passar por outras pessoas com seus disfarces realísticos, além de elaborar os planos mirabolantes, que sempre acabam dando certo. Mesmo quando os problemas são simples de serem resolvidos, ele “faz isso pelo Jazz” (uma forma de ele expressar que gosta de viver as emoções intensamente). Geralmente conclui as missões com sua imortal frase “adoro quando um plano dá certo”.


Esquadrão Classe A - Team A - B.A.Sargento de primeira classe Bosco Barracus ou B.A. (abreviação de Bad Attitude ou temperamento ruim). Ele é o fortão do esquadrão e um excelente mecânico. Apesar da fachada dura e temperamento explosivo, BA morre de medo de voar, e precisa ser dopado pelos amigos para entrar em um avião ou helicóptero, principalmente se estes forem pilotados pelo maluco do Murdock, a quem geralmente tem um desejo explícito de agredir. Adora crianças e leite, bem como atravessar portas sem abri-las antes.


Esquadrão Classe A - Team A - MurdockCapitão H.M. Murdock – é um maluco interno do hospital psiquiátrico de veteranos de guerra, que em diversos momentos deixa todos intrigados se ele é realmente louco. Todas as vezes consegue dar um jeito de escapar do hospício para realizar as missões, voltando para lá no final. Durante o final da Guerra do Vietnã teve um colapso nervoso e foi internado no Hospital dos Veteranos de Guerra onde ficou por alguns anos até ser liberado e ingressar definitivamente no esquadrão. Suas habilidades no grupo são pilotar helicópteros e aviões, além de irritar o sargento B.A. Baracus com seu cão imaginário



Esquadrão Classe A - Team A - Cara de PauTempleton “Cara-de-pau” (Templeton “Faceman” Peck, ou simplesmente “Face”) – o homem das mil faces – é o responsável por conseguir os recursos para cada missão, como carros, passagens aéreas, hotéis, suprimentos, equipamentos, informações e tudo o que for necessário. Consegue tudo o que precisa utilizando sua conversa fiada ou seu charme com as mulheres. Geralmente sua história é de que é um produtor de hollywood e de que tudo o que está comprando, alugando ou pegando empresatado é para figurar na gravação de um filme.


Esquadrão Classe A - Team A - Amy AllenAmy Allen é uma jornalista que se juntou ao grupo no primeiro episódio, após a missão de resgate de um de seus colegas no México. A especialidade dela é providenciar as pesquisas necessárias para que as missões possam começar, além de ser a responsável por uma rede de contatos que garante que nada falte ao Esquadrão Classe A. É ela também a responsável por tirar eles das encrencas quando isso exige um pouco mais do que emoção e força bruta.


Esquadrão Classe A - Team A


CURIOSIDADES


- O primeiro episódio do Esquadrão Classe A foi ao ar em 23 de Janeiro de 1983.
- O ator Dirk Benedict que interpreta o tenente Templeton Peck, o “Cara-de-Pau”, só estreou na série no 2º episódio, Children of Jamestown, “A Seita dos Fanáticos” no Brasil. No episódio piloto, Templeton era representado pelo ator Tin Dunigan.
- O seriado foi filmado durante 5 anos, durante os quais foram gravados 98 episódios. Acabou em 1987 devido a gradativa queda de audiência. O último episódio foi exibido no dia 8 de Março de 1987 nos EUA.


Esquadrão Classe A - Team A


- Marla Heasley, a atriz da personagem Tawnia Baker, participou também da série Jornada nas Estrelas.
- Mr. T, o B. A. teve uma infância pobre em um subúrbio, e praticava musculação com seus irmãos para que ficasse “grande” e pudesse ser respeitado no bairro, intimidando a prática da violência. Também trabalhou como lutador de Luta Livre e atuou no filme Rocky III, ao lado de Silvester Stallone.
- Mr. T também praticou futebol americano na faculdade (de onde foi expulso no primeiro ano), esporte que pratica na alemanha oriental, no episódio 4 da quinta temporada, para salvar um cientista.


Esquadrão Classe A - Team A


- George Peppard faleceu em 1994 nos EUA, vítima de pneumonia. Atuou em filmes históricos do cinema norte-americano.
- No episódio 10 da última temporada o Esquadrão A tem uma missão fora do comum, que é a de recuperar um artefato histórico, a caveira de cristal.
- Uma das frases mais utilizadas pelo personagem Hannibal foi I´m On The Jazz. A frase He´s On The Jazz também foi utilizada por seus companheiros, referindo-se a ele quando ele se entusiasmava com um de seus planos mirabolantes. Esta frase foi traduzida como Ele está entusiasmado.


Esquadrão Classe A - Team A


- Geralmente os planos do Coronel Hannibal não saiam exatamente como previsto, mas entre uma reviravolta e outra sempre davam certo no final. Ele costumava utilizar a frase “Adoro quando um plano dá certo” no final das aventuras.
- Em 2002 cogitou-se fazer um filme longa metragem do Esquadrão Classe A. Stephen J. Cannell começou a escrever o script, e o filme seria produzido pela Universal Studios. Contudo, em 2003, a Universal abandonou o projeto, e os direitos foram comprados pela 20th Century Fox. O roteirista Kevin Brodbin desenvolveria o projeto no lugar do roteirista original Richard Hatem. Em março de 2008, segundo reportagem da revista Variety, o diretor John Singleton foi anunciado como responsável pelo projeto, cujo lançamento está previsto para 12 de junho de 2009.
- Dirk Benedict também dirigiu filmes. Ele foi diretor dos filmes Christina’s Dream em 1994 e Cahoots em 2000.


Esquadrão Classe A - Team A


- Participaram dos episódios do Esquadrão Classe A grandes estrelas do cinema e da Televisão norte americana, entre eles: Boy George, Michael Ironside, Dean Stockwell, Yaphet Kotto, Dennis Haysbert, Hulk Hogan, Xander Berkeley, Andrew Robinson, Markie Post, Marc Alaimo, Lance Henriksen, Kurtwood Smith, Ed Lauter, Sam J. Jones, June Chadwick, Brion James, Tracy Reed, William Perry, Rick James, Robert Davi, Isaac Hayes, Sid Haig, Pat Sajak, Red West, Dennis Franz, Claudia Christian, Richard Moll, Sonny Landham, Ernie Hudson, Della Reese, Barry Van Dyke.
- No primeiro capítulo da quarta temporada (que são dois episódios), aparece a actriz e apresentadora espanhola Ana Obregón interpretando uma jovem chamada Marta, e estava, por assim dizê-lo, no bando dos maus.
- O Esquadrão Classe A é capturado pelo coronel Stockwell na quinta temporada, e recebem a proposta de trabalhar para ele em missões suicídas ao invés de irem para a cadeia. Com a ajuda de um novo personagem, o Frankie Santana, eles conseguem forjar suas mortes.


Esquadrão Classe A - Team A


- O Furgão do Esquadrão Classe A, uma Van GMC nas cores preta e prata com sua característica faixa vermelha e suas rodas pintadas de vermelho, tornou-se um ícone da cultura pop dos anos 1980, sendo reproduzida por muitos aficionados. Durante as gravações dos episódios foram utilizados 6 furgões no total, sendo que um deles está exposto no Museu de Carros de Estrelas, na cidade de Keswick, no norte da Inglaterra.


Esquadrão Classe A - Team A


- Em 2010, a versão cinematográfica da série chegará às telas do cinema dos EUA em 11 de junho, com Liam Neeson,como Hannibal; Bradley Cooper, como Faceman; Sharlto Copley, como Murdock; Quinton Jackson como B.A. Baracus; e Jessica Biel,como Lt. Sosa


Esquadrão Classe A - Team A


ESQUADRÃO CLASSE A 2010 (A-Team 2010)


Agora, na versão para o cinema, Vietnã vira Iraque e Liam Neeson assume o lugar do chefe da trupe, sempre com um indefectível charuto na boca. Um dos atores do momento, Bradley Cooper (de “Se beber, não case”) incorpora o Cara-de-Pau, enquanto Sharlto Copley (de “Distrito 9″) vive o amalucado Murdock e um dos astros do UFC, o lutador Quinton “Rampage” Jackson, fica com o papel imortalizado por Mr. T. Jessica Biel completa o elenco como a tenente Carissa Sosa, uma agente do governo que persegue o “Esquadrão Classe A” e se torna o interesse amoroso do personagem de Cooper.


Esquadrão Classe A - Team A


O longa vai contar ainda com participações especiais de Dwight Schultz, de 62 anos, o Murdock original, e de Dirk Benedict, o Cara-de-Pau da série. Já Mr. T recusou a oferta de participar da nova produção. George Peppard, que fazia o papel de Hannibal, morreu em 1994, aos 65 anos, de pneumonia, depois de ter vencido um câncer no pulmão.


O diretor, Joe Carnahan (de “A última cartada”, com Ben Affleck), garante que o filme é fiel à atmosfera da série. Pelo trailer, parece que é verdade. O que vocês acham?


Nos EUA, o filme estreia no dia 11 de junho nos EUA e deve chegar ao Brasil uma semana depois, dia 18.


Trailer do filme Esquadrão Classe A 2010 (A-Team)


 


Depois do filme Esquadrão Classe A 2010, produtores estão preparando (em segredo) o roteiro de Esquadrão Classe Mini-A:


Esquadrão Classe A - Team A


Se você curte miniaturas e faz coleção de carrinhos em escala, aqui vai uma miniatura bem legal do Esquadrão Classe A (Team-A):


Miniatura Esquadrão Classe A
Custa U$30.99


Esquadrão Classe A - Team A


[update 15/06/2010 - 19h]


Ouçam a versão metal do Esquadrão Classe A (A-Team) by Sylvain Cloux #YEAH


 


PRODUTOS (em promoção ou oferta) RELACIONADOS AO POST:

DVD Esquadrão Classe A / Team ADVD Esquadrão Classe A / Team ADVD Esquadrão Classe A / Team A
(clique na imagem para acessar a loja)

 

 Mais DVDs Esquadrão Classe A 

 

Veja FOTOS DE CARROS
Visite o SPEED RACER GO BRAZIL e o PICA PAU BRAZIL

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: