Estádio do Pacaembu comemora 70 anos

Estádio do Pacaembu


Hoje, dia 27 de abril, o estádio do Pacaembu comemora 70 anos. Para comemorar está programado um grande evento à partir das 14h.


Além de atrações para a criançada e visitas gratuitas ao Museu do Futebol, a festa contará com shows de Charlie Brown JR, Planta e Raíz, CPM 22, Fresno, entre outros, e uma partida com jogadores veteranos como Ronaldo (goleiro), Basílio e Rivellino (Corinthians), Dudu e Adhemir da Guia (Palmeiras), Paraná e Serginho Chulapa (São Paulo), além de Clodoaldo do Santos.

Estádio do Pacaembu

Confira a programação abaixo:

10h às 17h: Visitas monitoradas gratuitas ao Museu do Futebol
14h às 18h: Circuito de diversão radical e Tenda Saúde no Esporte
18h: Sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo em homenagem aos 70 anos do estádio, com a presença de autoridades e convidados.
19h: Bolo simbólico e fogos de artifício.
20h: Duas partidas de futebol com dois tempos de 35 minutos cada. Artistas Convidados x Aceesp (Assoc. Cronistas Esportivos) Craques de Sempre x Veteranos consagrados

A entrada é gratuita e quem chegar lá, concorre a uma entrada no vestiário para conhecer essa galera! Ah, você a visita ao Museu do Futebol de graça entre 10h às 17h! O Estádio do Pacaembu fica na Pça. Charles Miller, s/nº – Pacaembu / SP.

HISTÓRIA

O Estádio Municipal do Pacaembu foi fundado em 27 de abril de 1940. O complexo esportivo leva hoje o nome de Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira nas campanhas das Copas de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile.

Estádio do Pacaembu

A homenagem foi feita pelo prefeito Prestes Maia devido às boas campanhas futebolísticas e à brilhante carreira empresarial de Paulo Machado de Carvalho.

Estádio do Pacaembu 1940

A primeira partida foi disputada em 28 de abril de 1940, numa rodada dupla, entre o Palestra Itália, antigo nome da Sociedade Esportiva Palmeiras, e o Coritiba Foot Ball Club, e entre Sport Club Corinthians Paulista e Clube Atlético Mineiro, a convite da prefeitura da capital.

Estádio do Pacaembu 1940 - SPFC x Corinthians
Jogo entre São Paulo 3 x 2 Corinthians, 25/08/40; Campeonato Paulista e RJ-SP

Estádio do Pacaembu 1941

No governo de Paulo Maluf, a concha acústica foi demolida e no seu lugar construído o “Tobogã”, uma arquibancada com capacidade para dez mil pessoas, aumentando sua capacidade para cerca de 70.000 pessoas. Atualmente, a capacidade do Estádio do Pacaembu é de 37.952 pessoas.

São Paulo é tricampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Foto Bruno Miani

Além das disputas de futebol profissional, o Estádio do Pacaembu é palco tradicional das decisões da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é organizada pela Federação Paulista de Futebol e é o principal torneio da categoria no Brasil. Disputada desde 1969, a competição acontece tradicionalmente no início de cada ano, de modo que a final seja disputada, preferencialmente, no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro.

Hoje, o complexo não é só futebol. O espaço inclui instalações para a prática de esportes como tênis, vôlei, handebol, natação e futebol de salão, além de ser sede de apresentações musicais. via

CURIOSIDADES

– A maior goleada vista no estádio aconteceu em 1945, quando o São Paulo Futebol Clube venceu o Jabaquara da cidade de Santos por 12 x 1.
– O Corinthians é o time que mais atuou no Estádio do Pacaembu. A torcida o considera como sua casa, uma vez que seu campo de futebol, o Estádio Alfredo Schürig (mais conhecido como Fazendinha ou Parque São Jorge), não tem capacidade para receber jogos oficiais.
– O Palmeiras é o time que foi mais vezes campeão no Estádio do Pacaembu.
– A finalíssima da Copa Libertadores da América de 2002, disputada entre o São Caetano e Olímpia, do Paraguai, foi a decisão de clubes mais importante recebida pelo Pacaembu. Na ocasião, equipe paraguaia conquistou o título.

DICA DO CRIATIVO: Super ofertas de produtos relacionados a FUTEBOL

Veja FOTOS PRETO e BRANCO
Visite o SPEED RACER GO BRAZIL e o PICA PAU BRAZIL

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: