O Brasil nas Copas do Mundo

Camisa da Seleção Brasileira


Copa do Mundo. O maior espetáculo esportivo foi criado pelo francês Jules Rimet, em 1928, logo após assumir a presidência da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado). A curiosidade vem logo na primeira Copa do Mundo, em 1930, com a participação de 16 seleções convidadas – sem precisar disputar as Eliminatórias – como acontece atualmente.


O Brasil sentiria pela primeira vez o gostinho de erguer o troféu em 1958, na Copa de 58 e teve como destaque o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, Pelé. Isso, sem esquecer dos dribles desconcertantes de Garrincha. Mas, essa seleção tinha outros nomes importantes como, por exemplo, Vavá. O grito de campeão que estava engasgado desde a Copa do Mundo, disputada no Brasil, em 1950.


Seleção Brasileira de 1958


Na Copa seguinte, quatro anos depois, a seleção brasileira conquistaria o bicampeonato com praticamente o mesmo time que foi campeão de 58 – considerada uma das melhores seleções. A grande perda foi Pelé, que se contundiu na 2ª partida, e aí brilhou a estrela de Garrincha (o craque das pernas tortas). Mesmo em situação adversa, o Brasil foi bicampeão do mundo no Chile.


A seleção brasileira torna-se tricampeã, na Copa do Mundo – disputada no México, em 1970. E, assim ganhou o direito de ficar definitivamente com a taça Jules Rimet. Pelé, Tostão, Rivelino (inventor do incrível elástico no futebol), Carlos Alberto Torres, dentre outros jogadores, formaram um time cheio de estrelas, e foram tricampeões.


Seleção Brasileira de 1970


Após 24 anos sem títulos, o Brasil volta a ganhar mais uma Copa do Mundo, nos Estados Unidos da América, em 1994. Nesta Copa, a estrela do “baixinho” Romário brilhou ao lado de Bebeto (mundialmente conhecido pelo gesto de ninar). A emocionante final, contra a seleção da Itália, foi nos pênaltis. Todos já sabem o resultado das cobranças: fomos tetracampeões do mundo.


Seleção Brasileira de 1994


Em seguida, na Copa do Mundo – realizada no Japão / Coréia do Sul, em 2002, brilhou a estrela do jogador Ronaldo “o Fenômeno” (foi melhor jogador do mundo por três vezes, pela FIFA). O Brasil foi pentacampeão ao derrotar a Alemanha por 2×0.


Seleção Brasileira de 2002


E assim se escreveu a história do Brasil nas Copas do Mundo.
Vamos em frente Brasil, rumo ao hexacampeonato na África do Sul!


Post escrito por Edmar Pitta do Arte Final


DICA DO CRIATIVO: Os produtos mais vendidos relacionados ao FUTEBOL


Veja fotos do ENSAIO FOTOGRÁFICO FÉ
Visite o SPEED RACER GO BRAZIL e o PICA PAU BRAZIL

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: