Transparência já nas urnas eletrônicas

O Fórum do Voto Eletrônico criou a Petição online: “Pela Auditoria Independente do Software nas urnas eletrônicas”. O objetivo é pressionar Lula a sancionar, sem vetos, o Artigo 5º da Minirreforma Eleitoral que cria a Auditoria Independente do Software por meio da recontagem do voto impresso conferido pelo eleitor em 2% das urnas sorteadas ao final da eleição.

Segundo o autor da petição, engenheiro Amílcar Brunazo Filho, o artigo alinha o Brasil com todos os demais países que estão modernizando suas eleições pela adoção do conceito de auditoria independente.

A Auditoria Independente do Software já foi ou está sendo adotada em países como: EUA, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Venezuela, Argentina e no México. Nenhum dos país aceita máquinas eletrônicas de votar sem materialização do voto e sem auditoria independente.

Sou completamente a favor da transparência, do controle externo e do voto impresso como comprovante para o eleitor. Por isso, já fiz minha parte. E você, o que está esperando?

Para assinar a petição, até 30 de setembro, acesse PETIÇÃO PÚBLICA

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: