Dia Mundial sem carro 2009

Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro.

A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em substituir o possante por outro meio de transporte.

Veja algumas dicas como você pode melhorar o trânsito na sua cidade não só no Dia Mundial sem carro como em todos os dias do ano:

– Exercite a carona solidária;
– Incentive sua empresa a adotar a carona empresarial;
– Evite trânsito. Se você trabalha perto de casa, vá a pé ou de bicicleta.
– Use a bicicleta também em pequenos deslocamentos;
– Prefira o transporte coletivo;
– Se você é universitário, sugira implantação da carona solidária na universidade para reduzir o trânsito nas imediações.

Gostaria muito que as maiores cidades do país tivessem um transporte público eficiente e de ótima qualidade, muito mais ciclovias e ciclofaixas, um ar mais limpo e respirável. Contudo, como o governo não investe adequadamente nesta área (não o faz porque não rende votos), como não faz em saúde e educação, este sonho é quase uma utopia.

Por essa e outras, pense bem na hora de votar. Pare de acreditar em promessas vazias e não troque seu voto por uma bolsa qualquer. No final, quem paga a “conta” é você!

O Dia Mundial sem carro é perfeito. Mas você tem alguma dica para melhorar o trânsito da sua cidade? Diga nos comentários!

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: