Saiba mais sobre a Inspeção Veicular Ambiental

A Inspeção Veicular Ambiental é uma medida que visa minimizar as emissões de poluentes pelos veículos registrados na cidade de São Paulo, buscando estimular seus proprietários a fazerem a manutenção adequada e manter as emissões de seus veículos dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). É, acima de tudo, um programa de saúde pública.

O Programa vem sendo implantado pela Prefeitura gradativamente: em 2008 começou com toda a frota a diesel registrada na cidade. Em 2009 passarão pela inspeção todos os veículos diesel, todas as motos (exceto as de 2 tempos) e também os carros movidos a álcool, gás ou gasolina registrados na cidade de São Paulo entre 2003 e 2008.

Os proprietários dos veículos podem começar a agendar sua inspeção em até 120 dias antes da data limite de seu licenciamento. Terá 90 dias para realizar a inspeção.

A Inspeção Veicular Ambiental deve ser realizada de acordo com o final da placa dos veículos. Quem tiver seu veículo aprovado na inspeção, licenciado e não estiver em dívida com a Prefeitura e com o Detran poderá solicitar o reembolso da tarifa à Prefeitura.

AGENDAMENTO

É preciso entrar no site www.controlar.com.br, imprimir o boleto com a tarifa de R$ 52,73, efetuar o pagamento nos bancos conveniados, esperar 72h (prazo de compensação bancária), entrar novamente no site e agendar a inspeção.

REEMBOLSO DA TARIFA

Para receber o reembolso da tarifa é necessário que o veículo tenha sido provado na Inspeção e que o proprietário já tenha feito o licenciamento de 2009. O proprietário do veículo também não poderá estar com o nome incluído no Cadin Municipal e não poderá ter dívidas de IPVA ou de multas de trânsito.

Atendidos todos os critérios para o recebimento da devolução, o crédito será feito na conta corrente indicada pelo proprietário ou arrendatário do veículo no dia 10 do mês seguinte ao do envio da solicitação, por meio de depósito ou DOC. Caso não possua conta corrente, a devolução será feita por ordem de pagamento do Banco Itaú.

ISENÇÃO

Quem tem veiculo registrado em São Paulo mas que circula somente fora dos limites da Região Metropolitana de São Paulo pode entrar com requerimento devidamente fundamentado junto à Secretaria do Verde para obter autorização para não realizar a inspeção veicular este ano.

Para saber mais sobre a Inspeção Veicular Ambiental, clique aqui e aqui

DICA DO CRIATIVO: Oferta de PNEUS

Visite o blog SPEED RACER GO BRAZIL

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: