Revolução Constitucionalista de 1932

Revolução Constitucionalista de 1932O dia 9 de julho é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Hoje é comemorado a Revolução Constitucionalista de 1932.
 

Também chamada de Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre os meses de julho e outubro de 1932, onde o Estado de São Paulo visava a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
 

Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A revolução de 1930 impediu a posse do governador de São Paulo Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente Washington Luís que fora governador de São Paulo de 1920 a 1924.
 

Revolução Constitucionalista de 1932

Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.
 

No total, foram 87 dias de combates, com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas não oficiais, reportem até 2.200 mortos, sendo que inúmeras cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.
 

OBELISCO DO IBIRAPUERA
 
O Obelisco do Ibirapuera (também chamado Obelisco de São Paulo) é um monumento funerário brasileiro localizado no Parque do Ibirapuera, São Paulo.
 

Revolução Constitucionalista de 1932

Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, é o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. A construção do monumento foi iniciada em 1947 e e concluída em 1970. Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação de patrimônio histórico, o mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) – mortos durante a Revolução de 1932 -, e de outros 713 ex-combatentes.
 

Revolução Constitucionalista de 1932Para homenageá-los e preservar a memória da rebelião, há cenas bíblicas e passagens da história paulista feitas com pastilhas de mosaico veneziano.
 

O obelisco é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, que chegou ao Brasil em 1923, quando tinha 34 anos de idade, pois estava fugindo de um regime fascista em seu país. O obelisco, feito em puro mármore travertino, foi inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera. A Revolução Constitucionalista, Revolução de 1932 e Guerra Paulista foram os nomes dados ao movimento armado ocorrido no Brasil entre julho e outubro de 1932.
 

Saiba mais sobre a revolução no WIKIPEDIA
 

CG: Meu avô participou da revolução e seus restos mortais deveriam estar no Obelisco. De qualquer forma, ele repousa no interior de São Paulo. Saudade do “velho Batilho”.
 

[UPDATE 09/07/2010]
Foto da Revolução Constitucionalista de 1932. Adivinhem quem é meu avô “revolucionário” na foto:
 

Revolução Constitucionalista de 1932 - Attilio da Silva
É o “pistoleiro” mais conhecido como Attilio da Silva.
 

Veja FOTóGRÁFO DE AMBIENTES
Visite o SPEED RACER e o PICA PAU
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: