Por que os pilotos kamikazes usavam capacete?

Você sabe por que os pilotos kamikazes usavam capacete? Em aviões, os capacetes nunca foram utilizados para proteger os pilotos em casos de acidentes. No início da história da aviação, eles serviam para manter aquecida a cabeça dos pilotos, que voavam em cabines abertas.

Mais tarde, já em cabines fechadas, eles tinham a finalidade de acomodar fones de ouvido e microfones, permitindo a comunicação dos pilotos com a base por meio de rádio. Para os kamikazes, os capacetes funcionavam como o canal os dirigia até seus alvos.

Segundo o Wikipédia, Kamikaze (Kamikaze-tokkō-tai 神風特攻隊)(神風 de kami significando “deus” e kaze, “vento”) é uma palavra Japonesa — comum por ter se tornado o nome de um tufão que se diz ter salvo o Japão em 1281 de ser invadido por uma frota líderada por Kublai Khan, conquistador do Império Mongol .

Em Japonês o nome “kamikaze” é apenas usado para designar este tufão, e neste caso, pode ser traduzido como: “Vento de Deus em prol do Japão”.

Na língua inglesa, contudo, refere-se habitualmente a um ataque suicida usado pelos pilotos japoneses que combateram na Segunda Guerra Mundial.

Monte sua coleção do GUIA DOS CURIOSOS

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: