Vacine seu filho contra o Rotavírus

O rotavírus é uma das principais causas de gastroenterite e de óbitos em crianças menores de cinco anos em todo mundo. Até os três anos de vida, quase todas as crianças terão ao menos um contato com o vírus. É nessa mesma época que são diagnosticados os casos mais graves da doença. O rotavírus é um dos principais responsáveis pelas diarréias nas crianças e é transmitido pelas fezes e às vezes, pela saliva.

Os sinais iniciais são vômitos e febre, seguidos de diarréia que pode perdurar por até sete dias. O rotavírus pode ficar encubado por até três dias no organismo do seu bebê, sendo expelido até 21 dias após a criança ter melhorado da gastroenterite.

Se a gastroenterite por rotavírus não for corretamente tratada, os casos de infecção podem levar à morte, principalmente por causa da desidratação. Uma criança entra no quadro grave com 10 a 20 evacuações diárias.

Sintomas:

· Prostração (criança fica abatida) ou irritabilidade;
· Boca seca, língua seca e/ou lábios ressecados;
· Olhos fundos;
· Em bebês, uma moleira funda;
· Vômitos;
· Febre;
· Não urinar ou não molhar as fraldas durante oito horas.

As reações, apresentadas de forma branda, são esperadas quando seu filho está com rotavírus. O mais importante é que durante este período ele esteja bem hidratado e se alimente bem, em horários fracionados.

Vacinação:

Desde 2006, o Brasil passou a contar com a vacina contra o rotavírus. Dados recentes do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo indicam a redução de 88% dos casos de diarréia por rotavírus quando administrada a vacina.

Disponibilizada gratuitamente nas unidades de saúde do país, a vacina possui apenas duas doses e é administrada em gotas. A primeira dose deve ser entre a semana seis e a semana catorze de vida e a segunda entre as semanas 14 e 24. O intervalo entre a dosagem não deve ser menor que quatro semanas.

Por isso, fique atento. Procure seu médico e proteja seu filho!

Para saber mais, acesse o site ROTAVIRUS

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: