Olha o carnaval ai, geeeeeeente!

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

A palavra “carnaval” está, desse modo, relacionada com a idéia de “afastamento” dos prazeres da carne marcado pela expressão “carne vale”, que, acabou por formar a palavra “carnaval”.

Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.

A data em que se comemora o Carnaval é definida com base na Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas sempre cai 46 dias antes do domingo da festividade, que é a soma dos 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos com os 6 dias da Semana Santa.

Curiosidades

· A primeira música composta especialmente para o Carnaval foi a marchinha “Ô Abre-Alas”, de Chiquinha Gonzaga, em 1899.
· O que significa “Bum Bum Paticumbum Prugurundum”? O nome do samba-enredo da Império Serrano, campeã do Carnaval em 1982, usou uma expressão do compositor Ismael Silva para mostrar como deveria ser a batida do surdo.
· A bateria de uma escola de samba é formada basicamente por 13 instrumentos de percussão: surdo de primeira marcação, surdo de segunda marcação, surdo de terceira marcação, repique, repinique, caixa de guerra (ou tarol), tamborim, pandeiro, cuíca, reco-reco, agogô, chocalho e apito.
· Dercy Gonçalves causou o maior alvoroço em 1991 ao desfilar pela Viradouro com os seios nus. Na época, Dercy estava com 84 anos.
(Fonte Wikipédia e Guia dos Curiosos)

Falando em Dercy…

INDICAÇÃO DO CRIATIVO! Promoção de CDs de CARNAVAL E SAMBA

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: