Mistérios e lendas de São Paulo (4)

(…continuação) Como toda metrópole, São Paulo é cheia de mistérios e lendas. A seguir, Veja São Paulo desvenda alguns deles:

É verdade que mais de 10 000 pessoas moram na Avenida Paulista?

Verdade. De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, cerca de 12 000 pessoas vivem em seus dezoito edifícios residenciais. Considerada o coração financeiro do país, a avenida conta com 67 prédios comerciais.

É verdade que o Edifício Itália é o prédio mais alto da cidade?

Mentira. O mais alto é o Edifício Mirante do Vale (também conhecido como Palácio Zarzur, na Avenida Prestes Maia), com 170 metros de altura e 50 andares. O Edifício Itália – com 160 metros e 42 andares – continua levando a fama porque foi erguido em terreno mais alto.

É verdade que o rádio do carro não pega na região da Avenida Paulista por causa da quantidade de antenas ali localizadas?

Em termos. A sintonia de uma estação de rádio depende de dois fatores: potência de transmissão e qualidade do aparelho receptor. ‘Como a Paulista está cheia de emissoras, as estações menos potentes sofrem muita interferência e são prejudicadas’, explica Antonio Fischer de Toledo, engenheiro de telecomunicações da USP. ‘Os rádios dos carros, que geralmente não são muito bons, nem sempre conseguem separar de modo adequado as freqüências, por causa da proximidade com as antenas.’ Somente de emissoras de rádio, há oito antenas na avenida.

É verdade que os cães apreendidos pela carrocinha viram sabão?

Mentira. Acredita-se que tal lenda tenha surgido porque a gordura animal (principalmente de boi) costuma servir de matéria-prima na fabricação de sabão em pedra. ‘Essa história é ridícula’, afirma o biólogo Hildebrando Montenegro, do Centro de Controle de Zoonoses. ‘Cães nunca foram usados para isso.’ Os cerca de quarenta cães e gatos apreendidos por dia pelas oito carrocinhas paulistanas ficam por três dias úteis à espera do dono. Se não aparecer ninguém para resgatá-lo, o bicho é encaminhado para adoção ou sacrificado (com uma injeção letal). Em seguida, incinerado.

É verdade que a estátua de José Bonifácio, na Praça do Patriarca, foi mudada de lugar?

Verdade. Quando o imenso e polêmico pórtico metálico projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha foi instalado na Praça do Patriarca, em 2002, a estátua de José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), o Patriarca da Independência, mudou de lugar. Antes, ela ficava logo na saída da Galeria Prestes Maia, no centro da praça, de frente para a Rua São Bento. Agora, a estátua está de costas para a praça, numa das laterais, voltada para a Rua Direita. É como se José Bonifácio estivesse de castigo.

É verdade que a anã Veronica, uma das atrações do Circo Roda Brasil, é filha do cantor Nelson Ned?

Verdade. Veronica Ned – que não revela a altura, assim como algumas pessoas não contam a idade – integra a equipe do Circo Roda Brasil, em exibição no Memorial da América Latina. Segundo o site do próprio Memorial, ela mede 90 centímetros, ou 22 a menos que seu pai. ‘Estou realizada porque aqui posso mostrar todo o meu talento’, diz a artista, que faz acrobacias, participa de um número de palhaços, dança e canta muito bem. Com 30 anos, ela é a caçula de três filhos, também anões. Nelson Júnior é baterista de uma banda de jazz e Monalisa, fonoaudióloga.

(continua…)

Veja mais Mistérios e lendas de São Paulo: PARTE 05

Visite o SPEED RACER GO BRAZIL e o PICA PAU BRAZIL

Compare preços de GUIA DOS CURIOSOS

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: