Dia dos Pais

A idéia nasceu na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Nos Estados Unidos, Sonora Smart resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, o veterano da Guerra Civil William Jackson Smart. A data escolhida para a comemoração foi a de seu aniversário: 5 de junho. O interesse por ela difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington e daí se tornou uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de junho.

Aqui no Brasil, a festa começou a ser comemorada em 1953. O jornal O Globo difundiu a data visando atrair anunciantes do comércio. Dois anos depois os jornais da Empresa Folha da Manhã se uniram a TV Record, a Rádio Panamericana (hoje Jovem Pan) e a Rádio São Paulo para festejar a data pela primeira vez em São Paulo. Para tal, organizaram um concurso para eleger os pais mais jovem, mais idoso e com maior número de filhos. Dos mil inscritos, ganharam o prêmio um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um homem com 31 crianças. A princípio, a celebração ocorria no dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Depois foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Alguns países festejam o Dia dos Pais no dia 1º de maio. Nos países de língua inglesa, o Dia dos Pais é em junho. Na Itália, a data é comemorada no dia 19 de março, dia de São José, considerado pai por excelência na tradição católica. (Guia dos Curiosos)

Uma homenagem do Criativo para todos os papas!

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: